terça-feira, 20 de abril de 2010

O BRASIL E O SEU LIXO

A cada 24 horas o Brasil produz 240.000 toneladas de lixo - sujeira que seria suficiente para lotar 1160 aviões cargueiros do tipo Boeing 747. O volume de lixo doméstico duplicou nos últimos 15 anos. Hoje, compram-se muito mais produtos industrializados que na década passada, incluindo alimentos e bebidas. São toneladas de embalagens de leite longa vida, montanhas de copinhos de iogurte, fraldas descartáveis, entre muitas outras coisas. O maior problema é que , enquanto a população adquire hábitos de primeiro mundo e consome produtos de melhor qualidade, o tratamento do lixo continua sendo de país pobre. Hoje, 95% de tudo o que é jogado fora não recebe nenhum tipo de tratamento e vai parar em lixões, onde alimentará ratos e urubus, poluirá o solo e as águas subterrâneas.

O lixo é também apontado como um dos fatores que favorecem as enchentes. Como ele está em toda a parte, entope bueiros, diminui a vazão da água e ajuda a piorar o caos. E com as chuvas essa situação se agrava, pois esse material é levado aos cursos d’água ou se infiltra na terra e contamina os lençóis freáticos, terminando por retornar às casas das pessoas na forma de água e alimentos.

Segundo estimativas do Ministério do Meio Ambiente, nos últimos quatro anos onze toneladas de pilhas e baterias foram jogadas no lixo doméstico sem o devido tratamento, o suficiente para poluir uma área de onze mil metros quadrados em média.

Sem contar o grande número de doenças que pode provocar no ser humano como: febre tifóide, leptospirose, infecções na pele e no aparelho digestivo etc.

Curiosidade - a cidade de São Paulo produz em média 12000 toneladas de lixo por dia, o que daria para preenchermos quase 2000 Km de sacos de 20 litros, que enfileirados equivalem a distância de São Paulo a Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário