segunda-feira, 19 de abril de 2010

Abastecimento d´ água

Os assuntos relacionados ao problema podem ser resumidos em 3 grupos:

Escolha dos mananciais;
Política de distribuição; e
Projetos de sistemas.


Escolha dos Mananciais
Na Zona Rural, mais do que nas cidades, várias são as possibilidades de fontes de abastecimento de água para consumo humano e animal (dessedentação e higiene). A saber:


Água subterrânea (aquíferos, fontes e poços);
Água da chuva (açudes, barreiros e cisternas);
Água superficial (lagos, rios e córregos); e
Água do mar (após dessalinização).


Como canalizar e proteger uma fonte ou "olho d´água"


A água subterrânea, principalmente a de fonte ou olho d´água, em geral, é de ótima qualidade, embora a vazão ou descarga, na maioria das vezes, não seja suficiente para um abastecimento no volume desejável. A figura abaixo apresenta alguns detalhes da reservação e proteção dessa água, através de um corte no terreno.


Água da Chuva

A água da chuva, em geral, é de ótima qualidade e pode ser consumida diretamente ou após uma simples cloração. Os telhados das residências são o local ideal para a coleta, por estarem próximos ao ponto de consumo.Mesmo nos locais onde a chuva é geralmente escassa, como no semi-árido Nordestino (cerca de 400 mm/ano), é viável a captação da água da chuva. O Governo atual (2004) tem um plano para a construção de um milhão de cisternas.O Brasil tem longa tradição na captação da água da chuva para atender a população nordestina, através da prática secular da construção de açudes ou açudagem. Os maiores problemas dessa técnica são: a) a grande perda de água por evaporação (mais de 2m/ano); b) a contínua salinização; e c) o acesso, também, de animais.O barreiro é um mini-açude; tem bem menos água; ocupa menor área; não possui estruturas hidráulicas (barragem, comportas, vertedouros, etc.) como nos grandes açudes mas, em compensação, serve apenas a um domicílio.A cacimba é menor ainda que o barreiro e, normalmente, é uma pequena depressão nas rochas cristalinas; porisso, apresentam melhor qualidade da água.Alguns também chamam de cacimba pequenos poços escavados no solo (em geral, no leito seco de um rio) para a retirada de água do lençol freático. Contudo, neste caso, a captação é de água subterrânea e não da chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário